Aprenda a combater a insatisfação com a vida e seja mais feliz

Rotina atribulada, desafios com pessoas próximas, frustrações no trabalho, críticas constantes, obstáculos que parecem intransponíveis frente aos nossos objetivos. São inúmeros os fatores que nos colocam em uma posição de insatisfação com a vida. É muito difícil manter a postura positiva o tempo todo devido aos problemas cotidianos.

No entanto, quando nos curvamos, diminuímos na proporção em que as adversidades aumentam. Funciona como uma luta: se enfraquecermos e pararmos de enfrentar o oponente, ele sairá vitorioso. Contudo, se o encararmos como algo a mais a ser conquistado, quem leva vantagem somos nós.

O conceito de felicidade é carregado de subjetividade e, por isso, tem sentido diferente para cada um. De modo genérico, podemos qualificá-la como um estado de consciência plenamente satisfeita.

Para alguns, essa condição está associada ao dinheiro e à posse. Para outros, ela pode ser atingida com o tempo de qualidade com os amados — seja um abraço apertado após um dia de trabalho, o balançar imoderado do rabo do seu cachorro de estimação ou o sorriso transparente e exuberante do seu filho ao vencer uma competição esportiva.

Enxergar a beleza nas pequenas coisas é um caminho para levar uma existência mais leve e alcançar a alegria. Podemos conseguir isso se reduzirmos o tamanho dos contratempos, colocando-os em seu devido lugar, que é abaixo de nós e do nosso potencial.

No post de hoje, vamos ajudar você a ter uma atitude otimista no dia a dia para aproveitar tudo o que está ao seu dispor com felicidade. Leia nossas dicas simples de serem reproduzidas e comece a aplicá-las!

Busque o autoconhecimento

O ser humano é complexo. Vivemos em busca da satisfação plena, mas aquilo que desejamos intimamente pode não ter ligação com o que queremos ou com o que podemos suportar. Complicado, não é mesmo?

Consumimos exageradamente o que a mídia e a publicidade enaltecem, mas nem sempre o que o dinheiro pode comprar atende às nossas expectativas. Continuamos sempre em busca do objeto capaz de nos completar, mesmo que de forma singela.

Em relacionamentos, isso não é diferente. Cada ser é dotado de vontade e desejos próprios e, por isso, expectativas em relação ao outro servem somente para serem quebradas.

O filho não é a imagem do pai, o amigo pode decepcionar ao não retribuir um gesto de solidariedade e nosso parceiro afetivo não existe para nos servir. As experiências vividas ao longo dos anos nos transformam e a individualidade, com poder de livre-arbítrio, prevalece.

Não podemos alterar o outro, mas somos dotados de potencial para mudar. Quando nos conhecemos, é possível fazer escolhas mais verdadeiras ao que representamos no mundo e também manter o convívio harmônico com nossos companheiros. Na mesma medida em que alguém falha conosco, também falhamos com outras pessoas.

O autoconhecimento é o primeiro passo para nos compreendermos e nos livrarmos de traumas do passado, evoluindo e buscando a realização verdadeira em todos os sentidos.

Livre-se do negativismo

Sofrer por antecipação é a pior maneira de lidar com um projeto. Enquanto temos tempo, a postura correta a ser adotada é a do planejamento e a do estudo. Busque a confiança por meio da preparação. Se você fez tudo o que estava ao seu alcance, relaxe.

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, mas para os que têm uma postura positiva, eles não passam de pequenas pedras no caminho. A jornada é assim, repleta de diminutos pedregulhos que se tornam poeira sob passos firmes.

Acredite em seu potencial e traga para a realidade aqueles sonhos que já acompanham você há muito tempo.

Enxergue o lado bom dos erros

O erro é comum a todas as pessoas do mundo, já que a perfeição não existe. No entanto, cada falha representa uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Aceite a sua incompletude e tente aprender com ela. Se procurar, feedbacks estarão disponíveis para orientar você rumo ao progresso.

Por ser algo tão global, o erro não deve gerar frustração, e sim impulsionar a mudança e o aprimoramento. Enquanto vivemos, somos capazes de metamorfosear em direção ao sucesso.

Busque o equilíbrio

Nada de gastar toda a sua energia com o trabalho. São diversas as tarefas que exigem muito e consomem bastante. Contudo, nossos familiares e amigos possuem ligações afetivas fortes conosco e elas merecem ser conservadas.

Com o fim do expediente no serviço — e isso inclui evitar, ao máximo, trabalhar nos fins de semana —, inicia-se o período com aqueles que escolhemos dividir a vida.

Considere ajudar seu filho com a lição de casa, chamar os colegas para ver um filme ou fazer uma surpresa para o seu amor, como um jantar especial em uma data comum. É muito importante ter com quem compartilhar choros e sorrisos, colocando para fora as emoções e aquietando a alma.

Inclua um hobby na rotina

Existe alguma atividade que proporciona a você grande satisfação? Gostaria de incluí-la em sua rotina, mas sempre arranja uma desculpa para não fazer isso? Pare de adiar agora! Para viver bem, também é preciso ter tempo para você.

Após identificar o que dá prazer — ler, praticar judô, pintar, assistir a animes, fazer yoga, aprender uma nova língua ou lutar capoeira —, encaixe essa prática como uma de suas tarefas semanais.

Ao dedicar-se seriamente a ela, você perceberá como sua qualidade de vida é impactada, estimulando a criatividade e proporcionando o bem-estar.

Inicie o processo de mudança com pequenas atitudes

Essa dica é uma união de todas as outras para mostrar a você que, com dedicação, modificar hábitos é algo simples. Não é necessário começar de forma radical.

Experimente pequenas atitudes, como reconhecer suas falhas não como fatores limitantes, mas como oportunidades de aprendizado. Tente pedir desculpas se não faz isso normalmente, priorizando as relações profissionais e pessoais.

Não pare nunca, já que nada pode deter você. Estude, conheça-se e aperfeiçoe-se. Quanto maior o esforço empregado, mais segurança você terá para alçar grandes voos. Subindo degrau por degrau, sem desespero, o topo é atingido.

Já observou o sol hoje? E as estrelas? Nosso país conta com a fauna e flora mais bonitas do planeta. Que tal aproveitar para explorar o desconhecido com as melhores companhias? A experiência será, no mínimo, inesquecível.

Viu que combater a insatisfação com a vida só depende de você? Comece agora mesmo o processo de transformação! E para ter acesso a outros conteúdos relacionados ao autoconhecimento e ao desenvolvimento humano, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *